Em dezembro de 2012, o Rio Grande do Sul recebeu a confirmação do maior investimento privado de sua história. A Celulose Riograndense, sediada em Guaíba, anunciou uma grande expansão em sua fábrica, a um custo de R$ 5 bilhões, que exigiria uma complexa mudança.
Para realização do desafio proposto, o grupo CMPC contou com a NEXA para realizar o pacote de trabalho de cabeamento estruturado e montagem da rede de dados. O trabalho compreendia em instalar, arranjar e estruturar 34 racks de 44U´s, 1053 pontos de rede nos mais diversos locais e pontos fabris, lançamento de 40,3km de fibra interligando as edificações da fábrica.
Toda a estrutura de TI e serviços disponibilizados pela NEXA a CMPC durante o projeto Guaíba II, permitiram que a fábrica partisse sem nenhum atraso, garantindo o compromisso do cliente com o povo do Rio Grande do Sul e com seus clientes.
Após a conclusão do projeto, o cliente CMPC conseguiu aumentar sua produção de 450 mil toneladas ano para 1,8milhão de tonelada ano garantindo a exportação de toda a sua produção escoada por logística própria.