Como a Internet das Coisas (IoT) pode ser aplicada em práticas Socioambientais

Posted by: Marketing Nexa
Category: Business, Notícias

Cidades e Indústrias pelo mundo são modelos do uso de tecnologia para redução de consumo e gastos

Os avanços tecnológicos vêm gerando resultados positivos nas práticas de ESG de grandes empresas, ao auxiliar na diminuição dos impactos negativos. A aplicação de conectividade e monitoramento de processos nas linhas de produção, por exemplo, podem ajudar a controlar o consumo desnecessário de energia. Ao permitir acessos remotos para o monitoramento da planta em tempo real, é possível sinalizar com velocidade e precisão ao sinal de riscos, para que soluções possam ser tomadas o mais rápido possível, evitando acidentes e paradas de produção desnecessárias.

De acordo com a análise do Fórum Econômico Mundial, 84% das implantações de IoT estão atualmente se adequando, ou têm potencial para abordar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, que podem ajudar as empresas a ter um melhor desempenho em ESG. A IoT pode ser o facilitador para negócios mais sustentáveis e para se obter uma melhor classificação ESG em todos os tipos de parcerias público privadas, bem como nas indústrias que implementem as tecnologias habilitadoras da indústria 4.0. O que pode ser monitorado, pode ser medido e o que pode ser medido, pode ser melhorado.

Atualmente é possível identificar que estratégias ESG desenvolvidas pela iniciativa privada, também estão sendo potencializadas pelo poder público, especialmente através das Parcerias Público Privadas (PPPs). Além do impacto positivo que essas ações sustentáveis geram para a sociedade como um todo, elas se tornaram também um fator econômico. Em todo o mundo, cidades buscam esses recursos, para otimizar a gestão, reduzir o consumo, os custos e riscos, aplicando o conceito de “Cidades Inteligentes”.

É o caso da cidade americana de Albuquerque, no Novo México, na qual a empresa de água e esgoto local utilizou soluções Cisco de Internet das Coisas (IoT) para se proteger de ataques de hackers, como aconteceu em fevereiro de 2021 com o sistema de água na Flórida, além de se adequar a uma nova lei de segurança e análise de riscos determinada pelo governo daquele país. O conjunto de soluções contemplou ainda sensores que preveem a necessidade de manutenção de equipamentos, prevenindo que canos estourem e aconteçam vazamentos de água ou danos ainda maiores.

Já em Caldas da Rainha, Portugal, um conjunto de aplicações de IoT foi instalado para melhorar a gestão da água e monitorar estacionamentos, sistemas de ônibus e coleta de resíduos, beneficiando assim a qualidade de vida de seus residentes. A cidade tem sensores de IoT monitorando a qualidade e o consumo da água. Nas primeiras semanas de testes, o sistema detectou um vazamento de 200.000 litros – e depois ajudou no controle e correção do problema. Até o momento, Caldas da Rainha reduziu os custos de gestão da água em 33%. A cidade também reduziu os custos de coleta de lixo em 67% e reduziu o tempo para encontrar uma vaga de estacionamento pela metade.

Um projeto brasileiro que deu certo

No Brasil, a Nexa Tecnologia, parceira CISCO premiada no últimos 3 anos no evento Cisco Partner Forum por suas soluções inovadoras, além de ser destaque no desenvolvimento de projetos de IIoT (Industrial Internet of Things), está implementando projetos diferenciados, como é o caso do Piauí Conectado, primeira PPP de conectividade estadual implementado no Brasil, que vem contribuindo para o desenvolvimento do estado através de serviços de internet de alta capacidade e por possibilitar a descentralização dos serviços da Administração Pública Estadual, beneficiando toda a população piauiense.

“Logo no início da Pandemia, o projeto Piauí Conectado pôde acelerar o trabalho remoto no estado, bem como a gestão das ações de controle da pandemia. Foi utilizada toda a infraestrutura Cisco já implantada pela Nexa Tecnologia, como a plataforma Cisco WebEx. Além de ter beneficiado a atuação dos órgãos estaduais, ainda aproximou as famílias de seus entes que estavam isolados em hospitais e presídios, por exemplo, por meio de vídeos chamadas”, explica Gustavo Bastos, diretor Comercial da Nexa Tecnologia.

Concebido sob a forma de uma Parceria Público Privada (PPP), iniciada em 2018, o projeto provê conexão de alta velocidade, para mais de 101 municípios do estado, beneficiando 85% da população – mais de 2,5 milhões de pessoas. Para implantação de toda essa rede, a PPP Piauí Conectado já investiu mais de R$ 100 milhões e empregou direta e indiretamente mais de 500 pessoas. A previsão de expansão para todos os 224 municípios piauienses está em andamento.

Segundo um relatório recente, do banco internacional UBS após o COVID-19 é esperado um maior foco nas ações de ESG, com uma demanda particular por mais transparência corporativa e prestação de contas das partes interessadas. Questões éticas, sociais e de governança não são mais apenas uma exigência para relatórios anuais, são a base dos negócios. O monitoramento de IoT pode ajudar as empresas, municípios e estado a entenderem seu verdadeiro impacto no meio ambiente para proporcionar um impacto duradouro na reputação da marca e um impacto positivo em seus resultados.

CONFIRA NA MÍDIA

ENVIAR MENSAGEM
Estamos online!