Nexa Tecnologia! > News > Notícias > Nexa une soluções de tecnologia para a indústria 4.0 no OpenLab

Nexa une soluções de tecnologia para a indústria 4.0 no OpenLab

Posted by: Marketing Nexa
Category: Notícias
Planta modelo Openlab

Parceria com Cisco Brasil e Senai-SP apresenta soluções de tecnologia com planta industrial com formato único no país

A Nexa, empresa de soluções para a indústria 4.0, se uniu a Cisco Brasil e ao Senai-SP para criar uma planta industrial modelo, na qual todos os processos foram integrados por meio da interconectividade. Com um investimento superior a R$ 500 mil, o simulador fica localizado no Senai de São Caetano (SP), considerado referência em estudos e pesquisas de tecnologia para a indústria.

Na linha de produção modelo, única no Brasil a possuir todas as soluções Cisco para a indústria, o visitante pode conhecer cada etapa da manufatura, que começa com a simulação da compra de um produto online, enviando o pedido à fábrica, de onde se inicia, então, o processo de produção do item adquirido.

A cada módulo, máquinas com funções variadas e de diversos fabricantes se comunicam por meio dos equipamentos Cisco, implementados pela Nexa. Os robôs produzem a peça solicitada, personalizam, montam e embalam, no que é conhecido como processo em linha contínua.

Os equipamentos presentes no simulador são de alguns dos parceiros do Senai-SP, de fabricantes diferentes e se comunicando em protocolos diferentes, com o grande desafio de criar essa sintonia afinada entre eles. Sensores, câmeras, controladores e outros tipos de “hardware”, indicam o que cada máquina precisa fazer. Conversores (gateways) traduzem as diversas linguagens em uma única.

As informações trafegam através de switches Cisco para que haja interconectividade entre as células e enviam para o comando central as informações na mesma linguagem. Onde antes existiam vários computadores, com a função de hospedar os servidores existentes na planta, a Nexa trouxe soluções de hiperconvergência que, concentrando a parte dos softwares, servidores e firewalls, que fazem a segurança, tornam o ambiente mais limpo, econômico e enxuto.

Todo esse processo de hiperconvergência é realizado pela junção de servidores físicos de alta performance e pela inteligência de visibilidade e gerenciamento da Cisco, permitindo que a planta seja controlada virtualmente e com alta segurança. Uma das funções da fábrica modelo é, além de receber potenciais clientes, fazer com que alunos do Senai de várias partes do Brasil tenham acesso remoto seguro a essa indústria e aprendam a operar todas as funções à distância, já preparando profissionais para esta nova e atual realidade.

A experiência da visita esclarece quaisquer dúvidas sobre o que é a Indústria 4.0 e o como essas ferramentas podem ser aplicadas e personalizadas de acordo com a necessidade de cada segmento da indústria, com o objetivo de trazer mais eficiência e retorno para o investimento. “A nossa meta é sermos reconhecidos como a principal parceira de tecnologia para a indústria 4.0 no Brasil.

Planta é modelo para Indústria 4.0 no Brasil 

Com a planta modelo, conseguimos apresentar aos clientes as nossas soluções em tecnologia para aumentar a produtividade, a segurança, evitar paradas e desperdícios, tudo em um só lugar”, comenta Luciano Barcellos, VP Global de Vendas da Nexa. Há 22 anos no mercado de soluções tecnológicas e serviços continuados, a Nexa se posiciona como uma integradora de soluções, reconhecida pela Cisco com prêmios de inovação e soluções de IoT/Industry Partner.

Hoje o Brasil corre para se inserir na indústria 4.0 e a pandemia atrasou em muito o processo. Segundo com o Índice Global de Inovação, o Brasil está posicionado na 69º colocação no ranking. O tema Indústria 4.0 está incluso em quase todos os acordos comerciais dos quais o Brasil faz parte, inclusive com iniciativas de redução ou dispensa de impostos para facilitar a entrada de novas tecnologias desse universo.

Conforme levantamento da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), uma vez que a nova forma de produzir esteja implementada, a estimativa é que haja redução nos custos industriais de, no mínimo, R$ 73 bilhões/ano. Essa economia e aumento na eficiência dos processos de produção têm o potencial de mudar o quadro do país no cenário internacional.

Confira esse case de Sucesso na mídia

ENVIAR MENSAGEM
Estamos online!