• 0

Seu data center é um acelerador de negócios ou gargalo de crescimento?

Sho Funatsu

Mercados cada vez mais dinâmicos pedem respostas ainda mais rápidas. Com muitos processos suportados por tecnologia, a infraestrutura assume função fundamental nesse momento. Se o data center de sua empresa não estiver preparado para funcionar como um acelerador de negócios, certamente será um gargalo para o crescimento da organização.

Assim como as soluções em nuvem, o conceito de infraestruturas hiperconvergentes ganha espaço dentro dos ambientes de TI como uma forma de atender a essas demandas cada vez mais urgentes.

Ao unir recursos de processamento, armazenamento e rede, essas soluções entregam operações simplificadas e a possibilidade de expandir a capacidade de forma fácil e rápida com a implantação e a ativação de módulos adicionais à medida que a demanda aumenta.

A simplicidade de instalação e gerenciamento têm sido o principal argumento para adoção do modelo. Nos últimos anos, os times de data center vêm precisando fazer cada vez mais com menos recursos. Embora o volume de dados de muitas empresas continue crescendo a uma velocidade assustadora, os orçamentos em infraestrutura dificilmente acompanham o mesmo ritmo.

Há um relatório bastante interessante sobre esse ponto elaborado pela 451 Research. No documento, a consultoria observa que nos últimos três anos, as plataformas hiperconvergentes têm se tornado alternativas reais aos sistemas tradicionais. E esse cenário tende a se acentuar daqui para frente.

Com a transformação digital que está ocorrendo nas empresas de todo o mundo, as expectativas dos clientes em relação a acesso a informações, disponibilidade de serviço e fornecimento rápido farão com que as empresas busquem mecanismos eficientes para aprimorar suas infraestruturas de forma ágil e flexível.

Agora, mais do que nunca, quando se trata de provisionamento e fornecimento de serviços, tempo é dinheiro, e qualquer ineficiência que surja nos processos trará algum impacto nos resultados das companhias. Essa dinâmica do mercado deve se constituir em um fator determinante para impulsionar as alterações de infraestrutura e possibilitar que os ambientes de TI tradicionais ofereçam modelos de recursos para seus clientes semelhantes à nuvem.

Cisco HyperFlex é a única solução hiperconvergente do mercado que, além de armazenamento e computação, traz integrado a sua estrutura recursos de rede, que o torna ainda mais completo e aderente. Se quiser ter uma ideia, o vídeo a seguir mostra bem como a tecnologia pode acelerar as dinâmicas em um data center.

Como falamos lá no começo desse texto: mercados dinâmicos exigem respostas rápidas, e respostas rápidas pedem uma infraestrutura adequada. Caso não consiga atender as demandas de forma ágil, simples e eficiente, é melhor rever sua abordagem, pois ao invés de acelerador de crescimento, sua infraestrutura pode estar atuando como um gargalo.

Sho Funatsu é engenheiro sênior de sistemas da Cisco América Latina para hiperconvergência de infraestrutura.